18 de abr. de 2020

Tags: , , ,

Entrevista com o Fotógrafo Tadeu Cunha

artista E Outros entrevista Regional
Fizemos uma entrevista com Tadeu Cunha(foto) um dos melhores fotógrafos da região(para não dizer da Bahia), ele falou um pouco sobre como começou e toda a sua trajetória nessa que é uma das mais fascinantes artes que existe no mudo, a fotografia:



A Entrevista:


Despolitizado: Como foi o seu início na fotografia?

Tadeu Cunha:Comecei meio que por brincadeira. Meu pai tinha uma câmera semi-profissional e fui tomando gosto em mexer no mecanismo e sempre fuçando e brincando mesmo, mas tudo muito amador, fotografando pessoas da família e paisagens. Depois vi que dava pra lucrar e ir mais além, foi aí que descobri a minha verdadeira vocação.
Despolitizado: Você tem algum projeto no ramo da fotografia, se tem qual?


Tadeu Cunha:Tadeu Cunha:Sempre tive vontade de desenvolver em minha cidade uma Mostra fotográfica de belezas ocultas da cidade. Onde pessoas fotografariam a cidade de vários ângulos e situações. Seria bem interessante saber como cada pessoa enxerga a cidade.

Despolitizado: O que você tenta retratar nas fotos que você tira?

Tadeu Cunha:Busco retratar o lado sensual de cada um de um modo simples e natural, sem muitos recursos nem equipamentos sofisticados. Seja por um olhar, uma boca carnuda, uma jogada de pernas, enfim, faço de tudo para que a modelo se sinta bem e bonita, para descobrir o seu lado sensual e passando essa sensualidade para a foto. Mas esse processo já começa desde a maquiagem e quando põe o salto alto, já é uma nova mulher.

Despolitizado: Além da fotografia tem alguma outra coisa que você goste de fazer?

Tadeu Cunha:Gosto muito de maquiagem. Como o estilo de foto que eu faço exige um maquiador, descobri que também tinha essa vocação, busquei me especializar e hoje divido com a fotografia a minha paixão por maquiagem.


Despolitizado: Quantos anos têm que você trabalha com fotos?

Tadeu Cunha:Trabalho há mais ou menos uns oito anos como fotógrafo.


Despolitizado: Você busca inspiração em algum lugar ou em alguém?

Tadeu Cunha:Minha inspiração vem desde o inicio da maquiagem, fico analisando a personalidade da pessoa e já imaginando qual tipo de pose e produção se encaixa nela. A inspiração vem sempre na hora que a modelo fica pronta, e tudo flui naturalmente. Tenho grandes influências profissionais, admiro muito o trabalho do J.R Duran e do Bob Wolfenson em revistas especializadas em nu e moda.

Despolitizado: Você fez algum curso, se fez qual?

Tadeu Cunha:Fiz em 2002 o Curso de Fotografia na Escola Técnica de Brasília, onde aprendi várias técnicas. Foi a partir daí que comecei e me enxergar como um fotógrafo profissional.

Despolitizado: O que você mais gosta aqui da Bahia, e qual o seu lugar favorito no Brasil?

Tadeu Cunha:Como todo baiano, gosto de carnaval, e como só tem uma vez no ano, vou procurando festas e micaretas por ai afora. Gosto muito desse tipo de festa, e sempre com minha câmera na mão registrando tudo. Não vou a lugar algum sem ela. Meu lugar preferido no Brasil é com certeza a minha capital Salvador, um lugar mágico e encantador que sempre que posso visito.

Despolitizado: Qual músicas que mais anda escutando ultimamente?

Tadeu Cunha:Gosto de músicas que levantam meu astral, e nada melhor que um axé pra alegrar e espantar a tristeza, de preferência axé das antigas. Também curto pagode e forró. Ultimamente tenho ouvido muito o som da Amy Winehouse, gosto da voz dela. Tenho um gosto musical muito diversificado, gosto de tudo um pouco.

Despolitizado: Qual a sessão de fotos que você mais gostou de fazer?

Tadeu Cunha:Hum... Cada uma tem sua particularidade, não tenho uma específica. Gosto do que faço e faço com amor. Mas claro que tem umas que marcam, como uma sessão fotográfica num cemitério que foi bem inusitada e teve uma repercussão enorme na cidade. Outra foi de umas fotos sensuais de uma garota que foram parar na internet denegrindo a imagem dela, essa sim me deu dor de cabeça.

Despolitizado: Você já trabalhou para alguma agência ou alguma empresa?

Tadeu Cunha:Sempre trabalhei para mim. Nas minhas viagens sempre recebo propostas de trabalho, mas nada que me deixou tentado. Tenho muita vontade de trabalhar com uma equipe de profissionais e sempre aprender coisas novas. Seria uma boa reciclagem essa troca de experiências.

Despolitizado: Qual filme que recomenda?

Tadeu Cunha:Um filme que eu gosto muito é O Conde de Monte Cristo. Gosto de romances e de filmes que mexem com o emocional como A procura da Felicidade, Antes que Termine o Dia e P.S Eu te amo. Ah, e O Caçador de Pipas, li o livro e contei os dias pra o filme estrear. Muito bom.

Despolitizado: Qual lugar que recomenda no Brasil?

Tadeu Cunha:Uma cidade que conheci esse ano que é muito bonita e que recomendo é Aracaju. A capital sergipana é um lugar bem organizado, belas praias e paisagens de tirar o fôlego, como a Orla de Atalaia, tudo isso com um clima agradável e ótimas festas. Além de o povo ser muito hospitaleiro e alegre. Aracaju eu recomendo.

Despolitizado: Qual dica que você pode dá para as pessoas que queiram começar na fotografia?

Tadeu Cunha:Uma dica preciosa é sempre treinar. Aproveitem a facilidade de era digital e pratique. Se não ficar legal, apague até ficar bom. Sempre buscando inovar e expressando através da fotografia sua personalidade, é esse o grande barato de ser fotógrafo.

Despolitizado: Aonde você nasceu?

Tadeu Cunha:Nasci em Santana, há 27 anos... Mas sempre morei em Serra Dourada, sou um serradouradense de coração.

Despolitizado: Quais são sua considerações finais?

Tadeu Cunha:Agradeço ao site pelo espaço em falar e mostrar meu trabalho e dar oportunidade de divulgar essa arte que é o espelho do mundo. Dá pra imaginar sua vida sem fotografia? E agradecer a Nife esse grande artista e acima de tudo um cara muito gente boa que sempre nos brinda com boas idéias e grandes projetos. Obrigado!

Fotos da entrevista: Tadeu Cunha

Alessandro Arnesy

Autor & Editor

Eix redator do programa 60 minutos. Hoje trabalha no MP e mantem esse blog com publicações periodicas.

7 comentários:

  1. nossa muito boa a entrevista... parabens.. a esse trabalho.. eu gosto muito de foto também, mais gosto mais de ver fotos dos outros como dessas gatas ai... pq não sou muito fotogenico...

    ResponderExcluir
  2. É sempre muito bom abrir espaço para este tipo de entrevista, principalmente quando o entrevistado é esse talento em pessoa. Cuja a trajetória, creio eu, que não só companhei, mais também fiz parte..kkk Você que o diga né Tadeu? kkk.
    Parabéns, te desejo todo sucesso do mundo por que voce merece!! Bjo amor!

    ResponderExcluir
  3. Tadeu eu que tenho que te parabénizar e agradecer por ter concedido essa entrevista para o site ... eu desejo muito sucesso pra você, saiba que ou fã do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. ' adorei a entrevista , realmentee Tadeuu, e um profissinal maravilhoso e muito gente boa !

    ResponderExcluir
  5. Que entrevista legal!! Deu até vontade de comprar uma máquina fotográfica e sair por ai fotografando o mundo!!!
    Bárbara

    ResponderExcluir
  6. bom meu conterranio,la de serra dourada...adorei..

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Tadeu você vai longe...Sucesso, tu es um excelente profissional!!

    ResponderExcluir

Quer comentar? Por favor, comente. Mas ele só terá chances de ser publicado se você...

Não usar siglas, palavras de baixo calão ou gírias impróprias.
Não fazer acusações sem provas.
Não nos ameaçar ou tentar nos intimidar.


Agradeceríamos também se você informasse seu nome, não enviasse comentário como anônimo e também dissesse em qual cidade você mora.

 

Apoio:

  • Copyright © Despolitizado™ is a registered trademark.
    Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.